Yoga Suspenso - com Isabel Nicolau

Nos últimos dois meses dedico 1 hora por semana a experimentar a vida de cabeça para baixo. Desde que vi imagens do Yoga Suspenso que soube que tinha que experimentar. Escolhi o O2 Life Center porque não é um ginásio, é um espaço que aposta na saúde e no bem-estar através do exercício físico. Descobri que sou uma "mulher acabada", e que tenho mesmo que treinar a minha força e resistência. Se para além disso, puder melhorar o meu equilíbrio num ambiente tranquilo e sabendo exatamente qual são os objetivos dos exercícios, é fantástico!

Eu estou muito feliz por fazer Yoga Suspenso e pensei espalhar a palavra. Será que há por aí alguém que queira experimentar? A Isabel Nicolau, a professora de Yoga mais querida, aceitou responder a umas perguntas para ficarem a saber mais sobre esta modalidade.

Lúcia - O que é o Yoga Suspenso?
Isabel - É uma prática suspensa que terá surgido na Índia, ligada ao Hatha Yoga, e que terá já séculos de existência. Na realidade é uma prática que mistura alguns movimentos do yoga e do trapézio estático... parece complicado, mas não é!
Iniciamos com movimentos simples e muito delicados, depois avançamos à medida que nos tornamos mais confiantes. Para mim o yoga suspenso é a liberdade e a superação!!
   Além da componente lúdica muito associada à utilização dos panos que conferem este sentimento de glamour o Yoga Suspenso tem inúmeras vantagens:
     * pode reduzir as insónias
     * pode aumentar a estamina
     * pode reduzir a ocorrência de palpitações cardíacas
     * fortalece os pulmões
     * estimula o funcionamento das glândulas pineal e pituitária
     * aumenta a hemoglobina no sangue
     * pode aumentar a circulação sanguínea nas células cerebrais
     * promove a recuperação do cansaço mental


L. - Quem pode fazer Yoga Suspenso?
I. - Poderia dizer que todas as pessoas... dos 8 aos 80... Existem alguns movimentos que não devem ser efetuados, por exemplo por grávidas, pessoas com problemas oculares graves e com hipertensão. Por isso é efetuado um questionário antes da inscrição.

L. - O Yoga Suspenso pode ser integrado num plano de treino?
I. - É minha opinião que pode e deve. O Yoga Suspenso só por sim já é um treino, mas para quem quer evoluir mais rapidamente pode integrar esta prática num plano de treino, uma vez que tem muitos movimentos de puxar e empurrar, fundamentais à boa mobilidade e a uma vida salutar. Articular esta prática é um ótimo treino. Além disso também fazemos agachamentos que ajudam a fortalecer as pernas.

L. - Que palavras deixas a quem tem medo que o pano não aguente ou que vá fazer figuras ridículas? (Inês, esta é para ti!)
I. - No Yoga Suspenso, o trabalho é feito num tecido preso ao teto, com capacidade para qualquer coisa como 1500kg (ninguém pesa tanto...), que suporta o corpo nas diferentes posições. A exigência continua lá, mas aliada a algum divertimento. Consideramos apenas 10% da capacidade máxima do tecido, pois estamos a trabalhar com cargas em movimento - o nosso corpo em movimento.
Não tenham medo, aquele tecido cheio de glamour é muito forte!! Quanto a fazer figuras ridículas... Ninguém faz figuras ridículas... Ou seja, até faz... fazemos todas mas é muito divertido!

L. - O que podem fazer para experimentar?
I. - Basta ligar para o O2 Life Center e fazer a marcação da aula. Estão todas convidadas!
   Para a aula: trazer roupa justa e confortável, calças são aconselháveis.
   Telefone: 21 853 19 00 ou 96 228 11 79

Obrigada Isabel!


Conheci a Isabel Nicolau, nos (raros) treinos que fui do Running Academy. A energia do O2 inspira-me e eu estou a gostar tanto de experimentar esta forma de cuidar de mim, que ainda me vou converter a outras modalidades... O O2 é um espaço que fica no bairro mais bonito de Lisboa - os Olivais. E até por isso me sabe bem, sair e ver o ambiente de sempre e sentir que esse será sempre o meu bairro.

Imagem : O2 Life Center

Marcamos encontro para a semana?

O2 Life Center

1 comentário: